Quem Somos

A Igreja Anglicana não é uma Igreja “nova”, nascida há pouco tempo. Ao contrário, é uma das mais antigas famílias cristãs do mundo, ao lado das tradições Ortodoxas, romana e protestantes.

A IEAB faz parte da Comunhão Anglicana, uma família de Igrejas em comunhão histórica com a Igreja da Inglaterra. “Anglia" é o nome antigo da Inglaterra. Hoje, porém, a palavra anglicana, antes de significar inglês, representa uma grande família cristã internacional, formada por 44 igrejas nacionais ou regionais ao redor do mundo, compreendendo mais de 160 países. A Comunhão Anglicana é uma das denominações cristãs do mundo, junto com as Igrejas Ortodoxas, Católica Romana e Luterana.

Nossa Fé:

O anglicanismo expressa a sua fé nas palavras de dois grandes credos históricos do cristianismo. Nossa fé é centrada no testemunho das Sagradas Escrituras, nos Credos históricos, na tradição da Igreja Cristã e no uso da razão – dom de Deus – para entender Sua mensagem ao mundo.

Nosso jeito de ser Igreja:

Somos uma igreja católica na sua tradição litúrgica. Nossa catolicidade sustenta-se também pela forma de nossa organização como Igreja. Preservamos a sucessão apostólica, as mesmas ordens ministeriais - bispos (as), presbíteros (as) e diáconos e diaconisas - do catolicismo primitivo, os sacramentos do Batismo e da Eucaristia, além de ordens religiosas.

Ao mesmo tempo somos uma Igreja aberta às mudanças que aconteceram durante a Reforma Protestante. A Igreja Anglicana absorveu certas ênfases que considerou positivas dos movimentos reformadores do século XVI.

Por isso somos uma igreja católica e protestante. A busca por essa “unidade cristã na diversidade” é o que caracteriza o Anglicanismo. Para nós, catolicismo e protestantismo não se excluem, mas se completam um ao outro.

Uma Igreja em busca da unidade:

A busca da unidade dos cristãos faz parte do modo de ser dos anglicanos. Oramos e trabalhamos para que as Igrejas busquem a unidade em amor e obediência a Deus como um só corpo pela ação e poder do Espírito Santo. A unidade não elimina a diversidade, pois as diferenças enriquecem o conjunto do Povo de Deus.

Nosso Clero:

A Igreja Anglicana não exige a obrigatoriedade do celibato para o clero. Todos podem casar-se e constituir família. A Igreja ordena aos sagrados ministérios pessoas que tenham sido preparadas previamente, em nossos seminários, com uma boa base teológica e pastoral.

A Igreja preserva as três ordens do ministério ordenado: diaconato, presbiterado e episcopado, como instrumento de serviço ao Povo de Deus.

As mulheres têm sua vocação para o serviço ministério plenamente reconhecidas. A IEAB ordena mulheres há 32 anos como diaconisas, presbíteras e bispas.

Nossa Missão:

1. Proclamar as Boas Novas do evangelho
2. Batizar, ensinar e nutrir pastoralmente os fiéis
3. Servir com amor aos necessitados
4. Lutar pela transformação das estruturas sociais injustas
5. Zelar pela integridade da vida em todas as suas manifestações

Nossos Sacramentos:

São dois os sacramentos instituídos por Jesus como portas de entrada na comunidade: batismo e eucaristia. A Igreja Anglicana também reconhece outros sacramentos. São eles: a Confirmação, a Penitência, as Ordens Ministeriais, o Matrimônio e a Unção dos Enfermos.

Nossas Comunidades:

A Igreja de Cristo se forma pela convivência comunitária das pessoas, pela escuta da Palavra de Deus, pela celebração dos sacramentos e pelo serviço de amor ao povo que nos cerca. A Bíblia é a regra de fé e os sacramentos são a celebração da fé.

Em nossas paróquias, capelas e missões você encontrará um ambiente próprio à oração, meditação e à espiritualidade em torno do altar, da Palavra e dos Sacramentos. Nosso propósito é viver a fé cristã na perspectiva da inclusão, do acolhimento, da gratuidade e do amor.

Na Igreja Episcopal Anglicana você encontrará pessoas de várias idades, que crêem em Deus e em seu filho Jesus Cristo, e que buscam ser fiéis e coerentes com essa fé.

Nossa Diocese:

A Diocese Anglicana do Recife, com 45 anos de existência, tem várias Paróquias e Missões espalhados em vários estados do Nordeste, sob a liderança do bispo Dom João Peixoto.

Procure uma das nossas Igrejas. Você encontrará um ambiente de serenidade, paz e reverência. Participe das nossas Celebrações Eucarísticas. Venha viver a sua fé por meio do estudo da Bíblia, das orações, sacramentos e da convivência em comunidade.